segunda-feira, 4 de julho de 2011

Dia do Operador de Telemarketing

    O profissional, que na maioria das vezes atua em SACs (Serviços de Atendimento ao Cliente), call centers, contect centers e help desks, é responsável por estreitar os vínculos entre empresas e consumidores finais. Por esse motivo, ele é uma importante peçapara ações de marketing e relacionamento.
    Segundo estudo feito pela Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente) em parceria com a E-Consulting, 84% dos profissionais possuem 2º grau completo e 16% superior completo ou incompleto. Muitos jovens encontram no telemarketing a oportunidade de entrar no mercado de trabalho por causa do horário flexível, da alta empregabilidade e da chance de aprimoramento profissional e pessoal. Por esse motivo, a idade média dos atendentes varia entre 18 e 29 anos.
    De acordo com Roberto Meir, presidente da Abrarec, se considerarmos os trabalhadores que atuam direta e indiretamente em canais de relacionamento como fabricantes de hardware, software, recrutadores, consultorias e instrutores, o número de profissionais que atuam no setor chega a um milhão de pessoas.
    Do ponto de vista econômico, a atividade de telemarketing é responsável pela contratação de uma em cada quatro vagas de empregos geradas pela iniciativa privada. Um dos fatores que contribue para o alto número de vagas é nosso Código de Defesa do Consumidor, que, visando defender os interesses da sociedade como um todo, estabelece regras e defende a necessidade de um canal de comunicação ágil e direto com os clientes. Os setores que mais contratam tele-atendentes atualmente é o Financeiro (vale lembrar que os bancos foram os grandes responsáveis por popularizar a profissão, ainda nos anos 80) e o de Telecomunicações, que juntos somam 56% da demanda do mercado.

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