quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dia do Tenista

    Presume-se para o tênis ou outro jogo que foi seu precursor, uma origem remotíssima, com vestígios nas civilizações egípcia e persa, muitos séculos antes de Cristo. Entretanto, como origem histórica, aponta-se a criação na Índia, no ano de 1874, do jogo então denominado SPHAIRISTIKE, pelo major Walter Clopton do exército britânico, que patenteou o jogo baseado no “longue-paume”, jogo praticado na França nos séculos XV e XVI. Clopton inspirou-se neste jogo para criar o tênis e, após a boa receptividade do SPHAIRISTIKE na Índia, foi o mesmo levado para a Inglaterra, onde iniciou sua evolução técnica, transformando-se no “law-tenis”, e daí chegando ao ponto em que hoje se encontra. O “law-tenis” era praticado em terrenos gramados e dele, como se disse, surgiu o tênis moderno. A maior competição de tênis do mundo é o Campeonato de Wimbledon, lançado em 1877.
    A partir de 1922, com a instituição do campeonato sul-americano individual e por equipes (Taça Mitre), o tênis cresceu bastante. Posteriormente, recebeu novo impulso, a partir de 1948, com o campeonato sul-americano individual e por equipes para juvenis (Taça Patino).
    A exemplo do futebol, o tênis foi introduzido no Brasil pelos ingleses, no Rio Cricket Atletic Association, no final do século dezenove, antes da prática do futebol no País. O profissionalismo no tênis surgiu no ano de 1950, por iniciativa de Jack Kramer.
    O tênis é jogado individualmente (simples) ou em duplas. No Brasil, o esporte é dirigido pela Confederação Brasileira de Tênis e tem federações especializadas em vários Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário